Tecelagem em Ouro

Você já pensou em ter uma roupa feita de ouro? Não apenas adornos sobre um tecido de fibra natural mas um verdadeiro tecido delicado feito com fios de ouro???
Pois é, isso existe…

A joalheria japonesa Ginza Tanaka, do grupo Tanaka Kikinzoku, elabora delicados tecidos compostos por fios de ouro muito finos.

Trata-se de uma antiga técnica que foi resgatada pela empresa que completou 115 anos em 2007. Nos tempos antigos eram tecidos 3 cm por dia, hoje a indústria consegue concluir um maiô como o visto na foto em 32 dias. Para essa peça foram usadas 300 bolas de fios de ouro. O designer responsável é Mr. Akihiko Izukura.

A técnica utilizada hoje tem como base a tradicional e antiga técnica chinesa chamada “Raori”, do período Asuka, no século VII. Pouquíssimas peças podem empregar essa técnica visto a delicadeza e fragilidade do material, além da dificuldade na manufatura.

Os fios de ouro aplicados nessas peças foram exclusivamente desenvolvidos por Tanaka Denshi Kogyo, empresa do grupo Tanaka Kikinzoku. Esse fio é chamado “fio de ligação”. O ouro é fundido e vazado em uma forma alongada e fina. O principal objetivo da sua utilização é para o material semicondutor, para ligar os dois eletrodos.

O vestido mostrado na foto está avaliado em 30 milhões de yen.

A Ginza Tanaka esteve sempre preocupada em desenvolver e aprimorar técnicas que pudessem potencializar o uso do ouro e da platina em diversas formas e peças, os produtos de tecelagem em ouro são parte desse grandioso projeto.

É a sabedoria de nossos ancestrais mesclada à versatilidade e facilidade de nosso tempo informatizado criando belezas ainda maiores.

Bibliografia e fontes

Para mais detalhes visite o site da joalheria: http://www.ginzatanaka.co.jp e fique ainda mais encantado com esse trabalho.

Que tal fazer um curso?

Assuntos similares