Profissionais da Joalheria

Home ]

 

Designers
Por trás da beleza e perfeição dos trabalhos da joalheria, estão os profissionais especializados. Pessoas que se dedicam ao aperfeiçoamento de suas técnicas. Designers, Cravadores, Lapidários, Modelistas e muitos outros.

Profissionais

Ourives: Profissional que domina as técnicas de Joalheria. Ele executa peças que podem, ou não, ser de sua autoria. Na maioria dos casos o ourives é aquele que produz uma peça baseado em modelos apresentados pelo cliente ou desenhadas por este. Raramente um ourives cria uma peça nova ou desenvolve uma idéia arrojada. Em geral o ourives se dedica à execução da peça em si, deixando os trabalhos de cravação, gravação, banhos eletrolíticos, esmaltação etc a profissionais que se dedicam exclusivamente a essas áreas.

Designer de Jóias: É aquele que cria a peça. São profissionais com pendores artísticos. Nem todos os designers conhecem os processos de manufatura da peça de Joalheria. Esse profissional cria, desenha e encaminha a peça a um ourives para que a execute. Essa profissão teve uma grande valorização e reconhecimento nos últimos anos devido a tendências européias de "assinar" uma peça, como se fosse uma "obra-de-arte".

Autor de Jóias: É, resumidamente, a união do Ourives com o Designer de Jóias. É o profissional que cria e executa sua própria peça.

Normalmente o Designer de Jóias desenha a peça baseado em formas pré-concebidas em sua mente, ou seja, a peça precisa estar pronta em sua mente antes de seguir para o papel. O Autor de Jóias, pelo fato de possuir o conhecimento e habilidades técnicas, manipular materiais e ferramentas, tem a possibilidade de criar enquanto executa a peça. É um "diálogo" entre autor e material. A forma final é uma surpresa.

Modelista em Cera: Pessoa que trabalha especificamente com esse material. Ele modela a cera de forma a produzir uma peça de Joalheria. Pode ser uma peça simples e bastante comercial ou chegar ao nível de uma Jóia-Escultura. Ele deve estar sempre atento aos parâmetros básicos e fundamentais como espessuras, qualidade do acabamento, peso da peça, entre tantas outras.

Fundidor: Pessoa que manuseia os equipamentos da Fundição. É aquele que transforma peças de cera em peças de metal. O fundidor precisa conhecer profundamente seu equipamento, as temperaturas adequadas para os diversos materiais que manipula assim como os períodos de aquecimento. Cabe também ao fundidor a tarefa de reproduzir peças através da Borracha Vulcanizada. Logo, ele deve conhecer todos os requisitos necessários para obter peças de boa qualidade numa reprodução fiel ao modelo piloto.

Cravador: Profissional que se dedica à arte da cravação de Pedras, é aquele que fixa as pedras sobre as peças de metal. Utiliza-se de ferramentas bastante específicas para essa atividade. O Cravador está preparado para também executar determinadas texturas e desenhos sobre o metal. Um trabalho que requer bastante experiência, paciência e boa visão. É recomendável que tenha um certo conhecimento sobre gemas, que saiba valorizar uma lapidação especial, uma coloração rara, um brilho espetacular.

Gravador: É aquele que reproduz desenhos sobre o metal, os mais variados. Podem ser monogramas, silhuetas, figuras, brasões ou o que a imaginação do cliente pedir. Assim como o Cravador, esse profissional trabalha com algumas ferramentas específicas para sua atividade. O trabalho de um bom Gravador pode se tornar verdadeiro tesouro, se produzido por mãos habilidosas e experientes, de alguém que se dedica a anos numa atividade exigente, detalhista e perfeccionista.

Gemólogo: Profissional que tem um profundo conhecimento sobre gemas. Ele pode assessorar o Lapidário, Cravador, Ourives, Galvanizador e todos os demais profissionais da Joalheria que trabalham com gemas.

Lapidário: É o profissional que se utiliza de equipamentos para modelar, lapidar, pedras brutas. É ele quem dá o brilho e fascínio às pedras que a natureza produz. Sem o trabalho do Lapidário a pedra não teria um centésimo do brilho que vemos.

É ele quem "desnuda" a gema, para que se mostre por completo.

Técnico em Acabamento: Profissional que se dedica às etapas de acabamento das peças. Ele é o responsável pelo brilho final do metal. Atualmente o mercado está preparado com equipamentos que viabilizam o polimento mecânico. Cabe ao Técnico em Acabamento selecionar as massas de polimento adequadas a cada peça assim como escovas, chips e equipamentos. Um bom trabalho de polimento é capaz de valorizar ainda mais uma peça, ou até suavizar pequenas imperfeições.

Técnico em Galvanoplastia: É a pessoa que aplica finas camadas de metal sobre uma peça metálica. São os famosos "banhos", de ouro, de ródio, de prata etc. A galvanoplastia vem após o polimento e perfeita limpeza da peça. Um bom Galvanizador deve saber avaliar a peça em questão prevendo possíveis efeitos indesejáveis sobre a superfície, é ele quem define a espessura de camada aconselhável, a necessidade da peça ser previamente preparada para o banho final, etc.

 

[ Topo da página ] Home ]