Copa Davis de Tênis

A Copa Davis teve seu nascimento no ano de 1883 quando duas duplas de irmãos se confrontaram, eram os norte-americanos Joseph e Clarence Clark contra os ingleses William e Ernest Renshaw. Os ingleses saíram vitoriosos.

Dezessete anos depois, em 1900, a Copa Davis foi oficialmente iniciada. Novamente ingleses contra americanos mas agora com resultado diferente, os americanos foram os vencedores.

Atualmente a Copa Davis é um torneio anual de equipes. O tenista representa seu país e são mais de cem nações. Apenas homens podem participar.

São equipes com dois a quatro atletas que disputam quatro partidas de simples e realizam um confronto de duplas. Cabe à equipe vencedora uma taça de prata pesando oito quilos.

Essa taça tem o nome de Dwight Filley Davis.

Uma réplica da taça pode ser vista no Museu do Esporte e das Olimpíadas em Colônia, Alemanha.

São várias as versões para o surgimento do “exótico” prêmio. Uma delas diz que o excêntrico estudante de direito (Dwight Filley Davis), filho de pais ricos, mandou confeccionar a peça numa joalheria inglesa. Outra versão diz que não tendo nada para oferecer na premiação aos campeões Dwight Davis teria “roubado” uma “saladeira” da casa de sua avó.

Bibliografia e fontes

Fonte: Deustche Welle – Catrin Möderler (gh) – 09/08/2008

Assuntos similares